Conheça os ministros da Saúde, Previdência Social e Meio Ambiente
Nísia Trindade, Carlos Lupi e Marina Silva são os escolhidos para comandar as pastas

Foto: Divulgação/Fiocruz/Reprodução/Agência Brasil
Anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Nísia Trindade, Carlos Lupi e Marina Silva são os novos ministros da Saúde, Previdência Social e Meio Ambiente no novo governo, na respectiva ordem. Saiba mais sobre eles e suas experiências na trajetória política:
Nísia Trindade
Doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, é a nova ministra da Saúde e passa a comandar a pasta a partir de hoje. Esta é a primeira vez que uma mulher vai assumir o cargo na pasta.
Presidente da Fiocruz desde 2017, Trindade também já foi diretora da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fiocruz voltada para pesquisa e memória em ciências sociais, história e saúde, entre 1998 e 2005 e participou da elaboração do Museu da Vida, museu de ciência da Fiocruz.
A nova ministra, que substitui Marcelo Queiroga, foi a primeira mulher eleita presidente na história da Fiocruz e durante sua gestão liderou as ações da fundação no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Nísia também é autora de diversos artigos, livros e capítulos reflexões sobre os dilemas da sociedade nacional.
Carlos Lupi
Formado em administração, com licenciatura plena em administração, economia e contabilidade, pela faculdade do Centro Educacional de Niterói (FACEN), Carlos Roberto Lupi, é o novo ministro escolhido por Lula para comandar o Ministério da Previdência Social.
Lupi tem 65 anos, e é natural de Campinas, em São Paulo, mas aos três anos de idade foi morar no Rio de Janeiro com a família. O novo ministro também é o presidente do PDT desde 2004.
Na carreira política, ele já exerceu o cargo de Ministro do Trabalho e Emprego durante o segundo governo Lula e o primeiro ano do governo Dilma Rousseff.
Além disso, também foi secretário de Transportes da prefeitura do Rio de Janeiro, deputado federal e primeiro suplente do ex-senador Saturnino Braga.
Marina Silva
Acreana, Maria Osmarina Silva Vaz de Lima, mais conhecida como Marina Silva, tem 64 anos, é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade (REDE) e a nova ministra do Meio Ambiente no terceiro mandato de Lula.
Marina já ocupou o cargo de ministra do Meio Ambiente de Lula entre 2003 e 2008. E o retorno à pasta acontece 15 anos após deixar o cargo e o Partido dos Trabalhadores. Além do PT, ela também já passou pelo PV e PSB.
A nova ministra foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual, senadora por dois mandatos e também já concorreu à Presidência da República como candidata do PV. Recebeu 19,6 milhões de votos e ficou em terceiro. Em 2014, pelo PSB, ela repetiu o terceiro lugar, desta vez com 22,1 milhões de votos.
Em 2018, ela concorreu pela última vez ao cargo, desta vez pela Rede, e teve 1 milhão de votos. Em 2022, ela foi eleita deputada federal por São Paulo.
Marina é casada com Fábio Vaz de Lima e tem quatro filhos: Moara Silva Vaz de Lima, Mayara Silva Vaz de Lima, Shalon Silva, Danilo Silva, sendo os últimos dois com o ex-marido Raimundo Souza.