Conheça cinco tipos de promoções para desconfiar na Black Friday em 2020

Esteja atento ao risco de cair em golpes ou promoções enganosas

[Conheça cinco tipos de promoções para desconfiar na Black Friday em 2020]

FOTO: Reprodução/CDL de Fortaleza

O período de Black Friday não é marcado apenas pelas promoções, mas também por golpes e ações que podem infringir os direitos do consumidor. Em 2019, a presença de sites falsos para roubar dados e dinheiro do consumidor cresceu 233% em relação à 2018. 

Além disso, as reclamações relacionadas a promoções foram recorrentes nas redes sociais e em plataformas como o Reclame Aqui. Na lista a seguir, explicamos esses e outros tipos de golpes (ou ações, no mínimo, irregulares) para que você fique atento e não caia nas armadilhas na Black Friday 2020.

Preços muito baixos

Caso você encontre algum produto com um preço muito baixo, vale considerar que a situação pode ser um equívoco ou um bug no site, mesmo se tratando de uma loja confiável. Comprar um item com o preço preenchido incorretamente, como uma smart TV de R$ 3.000 custando R$ 300, é algo que a lei interpreta como má fé. Isso significa que, se o lojista comprovar que o valor fora da realidade foi fruto de um erro de cadastro, a compra é rejeitada sem qualquer tipo de ônus para o consumidor.

Promoções recebidas por SMS e e-mail

É bom ficar atento a respeito de promoções recebidas por mensagens de celular e e-mail. Em muitos casos, criminosos podem usar esses dois formatos como vetores de distribuição de golpes, encaminhando você para sites falsos. Caso receba alguma promoção assim, verifique com cuidado o site para o qual elas apontam antes de clicar em páginas falsas, que copiam lojas famosas.

Geralmente, a única diferença é o endereço com alguma letra diferente do verdadeiro, em uma estratégia que é usada para roubar dinheiro e dados do consumidor desatento. Outro cuidado importante é desconfiar de lojas que você nunca ouviu falar e pesquisar informações sobre sua reputação online para não cair em um golpe.

Links patrocinados nas redes sociais

Assim como e-mails e SMS, links patrocinados em redes sociais podem ser usados para encaminhar o consumidor para sites falsos de lojas famosas, ou ainda, “lojas” falsas criadas apenas para a realização de golpes. Outro cuidado relevante com redes sociais é o fato de que criminosos usam hashtags em evidência, como “#blackfriday2020” para propagar seu conteúdo para um público maior. Para evitar cair nesse tipo de golpe, é fundamental verificar a legitimidade do site para qual a postagem encaminha, seguindo as dicas do item anterior.

Frete mais caro do que o produto

Na pressa da Black Friday, o consumidor pode encontrar um anúncio atrativo de um produto que interessa, verificar que o site é real e confiável e proceder até a confirmação da compra, quando descobre que, no fim das contas, o frete é mais caro do que o produto.

Por vezes, o usuário só percebe o valor pago após a efetuação, o que torna o preço final pouco menor, ou até maior, do que seria fora da promoção. A dica aqui é ficar atento ao valor final das compras, não apenas ao preço do produto. Antes de comprar, simule o valor do frete para o seu endereço e compare os totais (produto + frete) de várias lojas. Por fim, se o site da loja estiver mostrando um valor de frete na simulação e um valor mais alto no pagamento, você pode acionar o Procon.

 Promoção muda de preço na hora do pagamento

O anúncio promove um desconto generoso, você confirmou que a página é real e que a loja tem histórico de ser confiável. Seleciona os produtos que deseja e se direciona ao carrinho de compras para descobrir que, no ato do pagamento, o valor total da sua compra acaba sendo maior do que o anunciado.

Esse tipo de prática consiste em uma infração dos Direitos do Consumidor e você terá direito de abrir uma reclamação a respeito da loja no Procon do seu estado. Lembre-se de documentar bem a sua queixa, mostrando o ocorrido com capturas de tela, para que o órgão possa agir. 


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