Consciência Negra: Conheça 5 ícones negros na moda

[Consciência Negra: Conheça 5 ícones negros na moda]

FOTO: Reprodução

A indústria da moda é marcada pelo glamour e pela beleza, mas também pela desigualdade. Modelos negras ainda são minoria nos desfiles, e em todos os segmentos da indústria, nota-se a ínfima presença de profissionais negros. A revista de moda mais famosa do mundo, a Vogue, teve o seu primeiro fotógrafo negro apenas no ano de 2018 - o profissional Tyler Mitchell, que foi convidado pessoalmente pela cantora Beyoncé, capa da publicação em setembro do mesmo ano.  

Porém, ícones negros na moda existem aos montes, por mais que estejam talvez um pouco esquecidos ou invisibilizados. A cultura afro, sempre tão rica e ampla, serve de inspiração para designers, fotógrafos e produtores negros que estão nos bastidores da indústria, mas buscam resgatar as suas raízes históricas. Hoje, conheça 5 ícones negros da moda mundial: 

 

1- Josephine Baker: Este é o nome artístico de Freda Josephine McDonald, conhecida também como Pérola Negra e Deusa Negra. Josephine foi uma artista, dançarina e cantora que fez muito sucesso nos palcos sobretudo nas décadas de 20, 30 e 40. Mas a sua história foi eternizada graças aos seus figurinos e estilo icônicos, caracterizado pela maquiagem escura, sobrancelhas ultra finas, muitas jóias e roupas brilhantes, trazendo todo o glamour da era de ouro do jazz. Até hoje, a Pérola Negra é uma inspiração de moda.

 

 

2- Grace Jones: Modelo, atriz, cantora e performer, Grace Jones viveu o auge de sua carreira na década de 80. Seu estilo ousado, trazia diversas referências futuristas, com seu cabelo geométrico e maquiagens em néon. Atualmente com 71 anos, Grace Jones foi homenageada neste ano em desfile da marca Tommy Hilfiger, dirigido pela atriz Zendaya. 

 

 

3- Naomi Campbell: A modelo revolucionou o mundo da moda desde o início de sua carreira, que começou na década de 80. Naomi foi a primeira mulher negra a estrelar as capas das revistas Vogue e Elle britânicas, além de ter sido uma das primeiras a carregar o título de top model. 

 

 

4- Rihanna: Além de sua carreira de sucesso na música pop, a cantora Rihanna também tem deixado o seu legado na história da moda recente. A cantora começou a sua trajetória na moda lançando a sua própria marca de maquiagens, a Fenty Beauty, e em seguida, a sua marca de lingeries, que leva o nome de Savage X Fenty. Esse ano, Rihanna iniciou uma empreitada como diretora criativa da sua própria marca de luxo, a Fenty, tornando-se a primeira mulher negra a comandar uma grife. 

 

 

5- Dapper Dan: O estilista americano Dapper Dan começou a sua carreira na década de 80, em seu pequeno ateliê situado no Harlem, nos EUA. Na época, Dapper Dan utilizava os famosos monogramas de grifes de luxo como inspiração em sua estampa, o que o levou a sofrer seguidos processos de marcas como Dior e Gucci, levando-o à falência. O jogo virou para Dan quando ele foi convidado pela própria Gucci para lançar uma coleção juntos, em 2018. A marca abraçou a identidade criativa do designer, que trouxe novas inspirações para a famosa grife. 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!