Construção civil terá crescimento acima do PIB pelo 2º ano consecutivo
Instituições preveem crescimento do setor entre 6,1% e 7%

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A construção civil deve ter, pelo segundo ano consecutivo, registro de crescimento maior do que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. É isso que mostram as projeções da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Sindicato da Construção (SindusCon-SP), que preveem um crescimento de 7% e 6,1% no setor este ano, respectivamente, acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo Pesquisa Focus.
Com esses resultados, a construção civil deve superar, também, o nível pré-pandemia, em 2019. No segundo trimestre de 2022, o setor cresceu 2,7%, enquanto o PIB apresentou alta de 1,2%. Essa aceleração fez com que a variação do acumulado dos 12 meses atingisse 10,5%, superando a taxa registrada em 2021.
O impacto do crescimento da construção civil no mercado de trabalho resultou em 216 mil vagas no setor no acumulado de janeiro a julho deste ano, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), expansão de 9,38% na comparação com o registro de funcionários contratados no final do ano passado. Somente em julho, houve criação de 32.082 novas vagas, alta de 1,29% na comparação com junho.