• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Consumo de bebida alcoólica pelos brasileiros cresceu 40,2% nos últimos sete anos, diz IBGE

Consumo de bebida alcoólica pelos brasileiros cresceu 40,2% nos últimos sete anos, diz IBGE

Especialista alerta sobre riscos do consumo exagerado de bebida alcoólica durante o Carnaval

Por Da Redação
Às

Consumo de bebida alcoólica pelos brasileiros cresceu 40,2% nos últimos sete anos, diz IBGE

Foto: Reprodução/Freepik

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que nos últimos sete anos o consumo médio de bebida alcoólica no Brasil cresceu 40,7%. Com a retomada das comemorações do Carnaval, após dois anos sem a realização do evento devido à pandemia de Covid-19, e consequentemente o uso da substância pelos foliões, fica o alerta para os riscos que o consumo exagerado de álcool podem causar à saúde.

A psicóloga e especialista da Mental Clean, consultoria especializada em saúde mental do trabalhador, Patrícia França Proença, alerta para os riscos que o consumo exagerado de bebida alcoólica pode trazer. “É muito importante ficarmos atentos com o excesso no consumo de álcool, pois muitas pessoas não sabem a hora de parar e, continuam a beber, mesmo já estando embriagadas”, alerta.

Segundo a especialista, o consumo de álcool em excesso gera prejuízos à saúde física e mental. "O álcool apresenta um efeito bifásico no organismo, ou seja, num primeiro momento, aumentam os níveis de dopamina no cérebro, que pode ajudar no estado geral de humor da pessoa, causando uma sensação de euforia, desinibição e de relaxamento, (que ocorre também devido à inibição de medos e ansiedades)", explica.

Algumas dicas importantes para quem vai ingerir bebidas alcoólicas durante o Carnaval são: intercale a bebida com a ingestão de água, suco de frutas ou água de coco (que hidrata e impede a alta concentração do álcool no sangue); evite misturar diferentes tipos de bebidas alcoólicas; coma antes de beber, para o organismo não absorver tão rápido o álcool; não misture bebida com medicamentos e se beber, não dirija.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário