Consumo de cocaína adulterada causa pelo menos 20 mortes em Buenos Aires
Governo local lançou um apelo urgente para suspensão do uso da droga

Foto: Getty Images
Autoridades de Buenos Aires informaram na última quarta-feira (2), em comunicado, que pelo menos 20 pessoas morreram e 74 foram hospitalizadas no subúrbio após intoxicação causada por cocaína adulterada. Nas redes sociais, o governo local lançou um apelo urgente. "Aqueles que compraram drogas nas últimas 24 horas devem jogá-las fora", disse o ministro da Segurança de Buenos Aires, Sergio Berni.
No momento, as autoridades tentam localizar a substância tóxica para retirá-la de circulação. Foram realizadas operações policiais no subúrbio de Loma Hermosa, a noroeste da capital, e cerca de 12 pessoas foram detidas, de acordo com o ministro. Sergio Berni disse, ainda, que sacos de cocaína foram apreendidos. A droga cortada está sendo analisada em laboratório em La Plata.
O alerta foi feito quando várias mortes e hospitalizações por intoxicação, de diferentes graus de gravidade, ocorreram em três hospitais nos subúrbios de Hurlingham, Tres de Febrero e San Martin, em Buenos Aires. Vários hospitalizados disseram aos médicos que tinham usado cocaína juntos. As vítimas, incluindo vários homens na faixa de 30 a 40 anos, teriam sofrido violentas convulsões e ataques cardíacos, de acordo com relatórios médicos citados por vários meios de comunicação social. Os especialistas temem que o número de mortos possa aumentar, com a descoberta de vítimas que não tinham tempo ou meios para chegar a um centro de saúde.