Consumo de ultraprocessados quase dobrou em faixa etária de maior risco durante pandemia
Salgadinhos de pacote e biscoitos salgados são produtos campeões de consumo

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Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com o Datafolha, revelou que o consumo de alimentos ultraprocessados quase dobrou durante a pandemia na faixa etária de 45 a 55 anos no Brasil.
No último ano, o consumo desse tipo de alimento era de 9% da dieta dos entrevistados e, no levantamento realizado em junho de 2020, esse número saltou para 16%. Segundo especialistas, os ultraprocessados são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade.
Na pesquisa do Idec, os principais produtos campeões de consumo entre os ultraprocessados foram salgadinhos de pacote e biscoitos salgados, subindo de 30% para 35% no período.
Em segundo lugar ficou o consumo de margarina, maionese, ketchup e outros tipos de molhos industrializados, no qual o consumo subiu de 50%, em 2019, para 54%, neste ano.
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada na semana passada, 70% dos brasileiros com idade entre 40 e 59 anos estão além do peso considerado saudável, dos quais 34,4% estão obesos.
O Idec entrevistou, com o Datafolha, 1.214 pessoas com idades entre 18 e 55 anos de todas as classes econômicas e regiões do país em junho.