Conta de luz mais barata leva inflação a perder o ritmo durante o mês de janeiro

IPCA divulgado nesta terça-feira (9) é o menor desde agosto do ano passado

[Conta de luz mais barata leva inflação a perder o ritmo durante o mês de janeiro]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Depois de fechar o ano de 2020 em 4,5%, a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), perdeu ritmo em janeiro deste ano e ficou em 0,25%, motivada especialmente pela queda na conta de energia elétrica e das tarifas de passagens aéreas. Esse é o menor resultado para o índice desde agosto do ano passado (0,24%). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

“Houve uma queda de 5,60% no item energia elétrica, que foi, individualmente, o maior impacto negativo no índice do mês (-0,26 p.p.) Após a vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2 em dezembro, passou a vigorar em janeiro a bandeira amarela. Assim, em vez do acréscimo de R$ 6,243 por cada 100 quilowatts-hora, o consumidor passou a pagar um adicional bem menor, de R$ 1,343", explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov. 

Outro grupo que perdeu ritmo e pressionou de forma mais tímidas os preços em janeiro foi o de Vestuário (-0,07%), após alta de 0,59% em dezembro, quando as festas de fim de ano aqueceram as vendas do setor. Os demais sete grupos, no entanto, registraram preços maiores em janeiro. O grupo de Alimentos e bebidas apresentou a maior variação e o maior impacto positivo (0,22 ponto percentual) no IPCA desse mês. Apesar disso, a alta foi menos intensa que a de dezembro (1,74%).

“Os alimentos para consumo no domicílio, que haviam subido 2,12% no mês anterior, variaram 1,06% em janeiro. As frutas subiram menos (2,67% contra 6,73% em dezembro) e as carnes caíram de preço (-0,08% contra alta anterior de 3,58%), assim como o leite longa vida (-1,35%) e o óleo de soja (-1,08%). Por outro lado, os preços da cebola (17,58%) e do tomate (4,89%), que haviam recuado no mês anterior, aumentaram”, destaca Kislanov. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!