Conteúdo sobre política é a maior fonte de desinformação do Facebook no Brasil, diz jornal
A revelação está contida em um pacote de documentos da empresa vazados

Foto: Reprodução/ Getty images
De acordo com o Estadão, documentos internos do Facebook mostram que conteúdos políticos são os maiores vetores de desinformação do Brasil. O estudo elaborado pela empresa de Mark Zuckerberg tenta mapear quais são as principais categorias de materiais responsáveis por espalhar “desinformação cívica”, termo usado pela empresa para se referir à fake news.
A revelação está contida em um pacote de documentos da empresa vazados para um consórcio internacional de veículos de imprensa, incluindo Estadão, New York Times, Washington Post, Guardian e Le Monde. A divulgação dos papéis foi feita à Securities and Exchange Commission, órgão regulador das empresas listadas em bolsa nos Estados Unidos. As informações também foram fornecidas ao Congresso americano de forma editada pelo consultor jurídico da ex-funcionária do Facebook, Frances Haugen, que coletou pesquisas internas da rede social após pedir demissão em maio deste ano por discordar das atitudes da companhia.
A segunda maior marca de alcance em desinformação cívica no País, de acordo com a pesquisa, são artigos em sites, com cerca de 59%. Em seguida, aparecem as categorias piadas (42%), publicidade (32%), contas falsas (25%), fraudes (23%) e mensagens de spam (20%).