Contingente de trabalhadores informais aumentou em 7 milhões durante a pandemia

Dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE

[Contingente de trabalhadores informais aumentou em 7 milhões durante a pandemia]

FOTO: Getty Images

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o contingente total de trabalhadores informais já aumentou em 7 milhões desde o segundo trimestre de 2020, quando atingiu o piso devido às medidas de isolamento social exigidas pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o levantamento, o número foi de 37,709 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2021, uma diferença de 7,009 milhões frente aos 30,700 milhões do segundo trimestre do ano passado. Com esse resultado, a taxa de informalidade do mercado de trabalho, que é a proporção entre os empregados informais e o total dos trabalhadores ocupados, atingiu 40,6% no terceiro trimestre de 2021, após ficar em 36,5% no segundo trimestre de 2020.

No segundo trimestre de 2021, a taxa havia sido 40% e, no terceiro trimestre de 2020, de 38%. “Os trabalhadores informais foram de cara o grupo mais afetado pela pandemia", afirmou a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!