Contratação de servidores federais por concurso é a menor desde 2011
Aprovação do texto original da reforma administrativa pode aumentar ainda mais a queda

Foto: Reprodução/G1
O número de servidores públicos federais concursados que tomaram posse nos primeiros sete meses de 2020 foi o menor para o período desde 2011, segundo o PEP (Painel Estatístico de Pessoal), mantido pelo Ministério do Planejamento. No período, 32.040 profissionais foram admitidos via concurso público. No mesmo intervalo de 2011, esse número chegou a 30.476. O pico foi em 2014, quando 48.232 pessoas foram admitidas.
De acordo com João Domingos Gomes dos Santos, presidente da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), o número de funcionários públicos contratados por concurso vem caindo há cerca de uma década, mas pode ter uma redução ainda maior com a aprovação da reforma administrativa, sem as devidas alterações.
"A reforma administrativa liquida o que já é pouco. A faixa etária média dos servidores brasileiros é bastante avançada e muitos deles estão a ponto de se aposentar. Se o projeto é reduzir a contratação desses profissionais, a tendência é que um dia a gente chegue ao chamado 'estado nenhum'".
O advogado destaca ainda que em 2011, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, houve um queda de quase 45% (de 55 mil para 30,4 mil) no número de contratações de servidores federais em relação ao ano anterior, quando houve o pico mais recente de contratações.