• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Contribuintes que pagaram Imposto de Renda sobre pensão alimentícia devem retificar

Contribuintes que pagaram Imposto de Renda sobre pensão alimentícia devem retificar

A resolução ocorreu após o STF decidir que esses rendimentos são isentos de tributos

Por Da Redação
Às

Contribuintes que pagaram Imposto de Renda sobre pensão alimentícia devem retificar

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Receita Federal informou, no último sábado (8), que os contribuintes que incluíram pensão alimentícia como rendimento tributável nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022, precisam retificar as declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. A resolução ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que os valores são isentos de tributos. 

Em 23 de agosto, o STF anunciou a decisão que afastou a aplicação de Imposto de Renda sobre quantias decorrentes de direito de família. Já que as pensões alimentares não fazem parte da categoria, elas deixaram de pagar o Imposto de Renda.

Sendo assim, o contribuinte precisa retificar a declaração para cada exercício de recolhimento ou de retenção indevidos de Imposto de Renda sobre pensão alimentícia. O processo pode ser feito por meio do programa gerador da declaração de cada ano, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Os contribuintes também devem informar o número do recibo de entrega da declaração que será retificada e manter o modelo de dedução indicado no envio da declaração. Segundo a Receita, é recomendável guardar todos os comprovantes referentes aos valores informados. Eles podem ser exigidos para conferência até que os créditos tributários (devolução do imposto pago) prescrevam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário