Convênio entre Prefeitura e Fiocruz amplia testagem para Covid-19 em Salvador
A iniciativa foi divulgada no Palácio Thomé de Souza, em Salvador

Foto: Max Haack/Secom
Para o enfrentamento do coronavírus em Salvador a Prefeitura criou um convênio nesta quarta-feira (1) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai permitir a validação técnica das ações municipais a partir da análise dos dados da doença na cidade. A iniciativa foi divulgada no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto e pela diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.
A Fiocuz vai aumentar para 500 o número de testes a serem realizados por dia. Esse material serão colhidos nas unidades de saúde e levados aos laboratórios centrais estadual e municipal.
Os testes funcionarão através de modelos matemáticos para comparação com outros locais no Brasil e no mundo sobre a evolução de transmissão do coronavírus, perfil dos pacientes infectados e localidades dos casos, por exemplo. Os resultados vão servir para mostrar as ações a serem adotadas pelo município, a exemplo dos decretos que restringem a circulação de pessoas e incentivam o isolamento social, conforme orientação das autoridades sanitárias.


