COP15: ONU busca acordo histórico para conter perda de biodiversidade
António Guterres discursa nesta terça-feira (6), em Montreal

Foto: ONU/Cia Pak
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, irá discursar na Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15) nesta terça-feira (6), em Montreal, no Canadá. A primeira parte do evento ocorreu em outubro do ano passado em Kunming, na China. Desta vez, a agenda inclui a continuação de negociações para a adoção de um Quadro de Biodiversidade Global pós-2020.
A porta-voz do chefe da ONU, Stephanie Tremblay, contou que Guterres encontrará o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente da COP15, o ministro Huang Runqiu da China, que também estão em Montreal. O secretário-geral se reunirá com representantes da sociedade civil, incluindo grupos de mulheres, jovens, comunidades indígenas e agremiações regionais.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) explica que governos de todo o mundo devem traçar um novo conjunto de metas e objetivos que vão guiar a ação global sobre a natureza até 2030. A COP15 quer alcançar um acordo histórico para reverter a perda da natureza no mesmo nível do Acordo de Paris sobre o Clima, de 2015.