COP26: Obama critica Trump por 'quatro anos de hostilidade' climática
Ex-presidente dos EUA também fez ressalvas sobre presidentes da Rússia e da China

Foto: Divulgação/Casa Branca
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou da COP26 nesta segunda-feira (8) e tentou reforçar a mensagem de que os EUA estão comprometidos com o meio ambiente após "quatro anos de hostilidade". Em evento que acontece em Glasgow, na Escócia, Obama demostrou preocupação sobre as lideranças globais não fazerem o suficiente no combate à crise climática.
"Precisamos de economias avançadas, como os EUA e a Europa liderando nesses assuntos. Mas vocês sabem dos fatos. Precisamos também da China e da Índia. Precisamos da Rússia liderando neste assunto. Assim como precisamos da Indonésia, da África do Sul e do Brasil liderando nestes assuntos. Não podemos nos dar ao luxo de ter ninguém escanteado", afirmou.
Obama também fez críticas aos presidentes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, nesta ordem, ao acusá0los de "estarem dispostos a manter o status quo".
"É particularmente desencorajante ver os líderes de dois dos maiores poluidores do mundo, a China e Rússia, se recusarem a sequer participarem das conversas, e seus planos nacionais refletem o que aparenta ser uma perigosa falta de urgência", disse.
Durante participação na conferência, o presidente Joe Biden fez compromissos e prometeu cortar as emissões americanas pela metade até 2030 e zerar as emissões até o meio do século, medidas tidas como essenciais para limitar o aquecimento global a 1,5oC.


