Copa do Mundo: consumo de energia elétrica apresenta alterações durante jogos da seleção
Dados são verificados por causa da interrupção de atividades laborais, como dos setores industriais e comerciais

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Em dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Catar, a rede de energia elétrica no país tem apresentado algumas alterações. Apesar do elevado número de pessoas diante dos aparelhos de TV, muitas atividades laborais, como dos setores industriais e comerciais, são paralisadas, ação que influencia no comportamento da carga do Sistema Interligado Nacional.
Como mostra o último Boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), pouco antes do início da partida contra Camarões, foi registrada uma queda de 7% no consumo, o que representa redução de cerca de 6.000 MW.
Durante o intervalo, houve uma rápida elevação da carga de 2% em seis minutos, por consequência de uma pequena movimentação das pessoas e o uso de eletrodomésticos como o micro-ondas, fritadeiras elétricas, pipoqueiras e motores de geladeiras e freezers.
Ao final da partida, foi verificada uma alta de 9% em 30 minutos, aumento de 6.300 MW — em análise das cargas médias do estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, que juntos possuem aproximadamente 20 milhões de habitantes (10% da população brasileira).
Como destacou o Operador Nacional do Sistema, devido o sobe e desce no consumo de energia durante os jogos, é necessária uma preparação por parte das equipes de planejamento, previsão de carga e programação da operação para que possam garantir que as intensas rampas de carga sejam acompanhadas de forma adequada por correspondentes variações de geração e uso dos recursos de controle de tensão.