Copom inicia nesta terça (6) oitava reunião do ano para estabelecer juros básicos
A resolução será anunciada pelo órgão amanhã (7)

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira (6), em Brasília, a oitava reunião do ano para estabelecer a taxa Selic, juros básicos da economia, sob previsão de conservar o aperto monetário com a manutenção da taxa em 13,75%. A resolução será anunciada na quarta (7).
Em outubro, quando foi realizada a última reunião, o órgão destacou que pretende que manter os juros pelo tempo necessário para segurar a inflação. Além disso, afirmou que o nível é adequado para acompanhar as incertezas sobre a economia brasileira. O Copom, no entanto, não descartou a possibilidade de novas elevações caso a inflação não apresente o resultado de declínio esperado.
A taxa segue no maior nível desde janeiro de 2017, período em que também registrava 13,75% ao ano. Conforme as expectativas, esta deverá ser a terceira vez seguida em que o BC não altera a taxa, que permanece nesse nível desde agosto. Anteriormente, o comitê tinha elevado a Selic por 12 vezes seguidas, em meio a um ciclo que começou em março do ano passado com alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.
Em novembro, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,95%, e, por causa desse resultado, registra alta de 9,26% no ano e de 10,74% em 12 meses. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada em 12 meses é a maior desde novembro de 2003. Esse foi o segundo mês de elevação da inflação após 3 meses de deflação entre julho e setembro.