Coronavac tem eficácia de 42% em idosos com mais de 70 anos, revela pesquisa

Efetividade reduziu conforme mais idade tinha o paciente

Por Da Redação
Às

Coronavac tem eficácia de 42% em idosos com mais de 70 anos, revela pesquisa

Foto: Divulgação | Governo de SP

A vacina Coronavac apresentou uma eficácia de 42% nos idosos com mais de 70 anos depois de 14 dias da segunda dose, conforme revelou um estudo preliminar feito pela 'Vebra Covid-19', que reúne pesquisadores de institutos nacionais e internacionais.

Os dados revelam que a efetividade média é menor do que a eficácia global apontada em estudos clínicos realizados pelo Instituto Butantan no Brasil, de 50,7%.

A pesquisa também identificou que a eficácia da vacina reduziu conforme a idade dos vacinados. O imunizante aplicado naqueles com 70 a 74 anos teve eficácia de 61,8% após 14 dias da segunda dose. Já para os idosos de 75 a 79 anos, a efetividade foi de 48,9% e para aqueles com 80 anos ou mais, de 28,0%.

Segundo os pesquisadores, os dados ressaltam a importância de se manter as medidas preventivas contra a covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Os cientistas também informaram que o resultado é considerado comum, já que esse caso também ocorre com a aplicação de outras vacinas, como o da Influenza.

"Geralmente, os idosos respondem pior à vacinação. É assim para a Influenza também. Teremos que, muito provavelmente, discutir com os dados de hospitalização e óbitos se devemos ou não priorizar esse grupo para revacinação quando isso (queda da efetividade) começar a acontecer", disse ao G1 um dos pesquisadores do estudo, Julio Croda.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de janeiro e 29 de abril deste ano, com adultos com mais de 70 anos do estado de São Paulo. Ao todo, participaram 7.950 pessoas com uma idade média de 76 anos, que foram divididos em pares para comparação no estudo, com pacientes com covid e um grupo controle, sem o teste PCR negativo para a covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário