Coronavírus: modelo matemático de universidade de Londres muda estratégia de combate à Covid-19

Trabalho foi desenvolvido pela Imperial College de Londres

[Coronavírus: modelo matemático de universidade de Londres muda estratégia de combate à Covid-19]

FOTO: Isabel Infantes/AFP

A estratégia do governo britânico para conter o novo o coronavírus tinha como princípio a  "mitigação" da pandemia e a "imunização de rebanho", que na teoria desenvolveria imunidade coletiva com o objetivo de proteger a todos.

No entanto, a partir de estudo eito pela Imperial College de Londres, o plano deveria ser modificado imediatamente, caso contrário morreriam mais de 250 mil pessoas, mesmo se o sistema puder atender todos os pacientes contagiados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia declarado que se a opção fosse não fazer nada, as mortes no Reino Unido podiam chegar a 510 mil. Tendo isso em conta, optou-se pela estratégia de mitigação, com o objetivo de não fechar o país.

O modelo

Para criar o mpdelo, os cientistas levaram em conta a experiência de países como a China e a Coreia do Sul e mediram as três estratégias possíveis para enfrentar a pandemia:

- Supressão: romper as cadeias de transmissão, tratando de efetivamente deter a epidemia e reduzir os casos ao menor número possível, como fez a China;

- Mitigação: aceitar que não se pode deter o coronavírus e, portanto, diminuir sua propagação e tratar de evitar ao máximo casos de contágio que fariam colapsar o sistema público de saúde. Essa era a estratégia do governo britânico até esta segunda, 16:

- Inação: não fazer nada e deixar que o coronavírus ataque toda a população gerando imunidade coletiva.

O estudo do centro de pesquisas parte do cenário mais similar ao que a humanidade enfrentou com um vírus sem uma vacina disponível: a pandemia da gripe H1N1 de 1918, a chamada gripe espanhola, quando cerca de 50 milhões de pessoas morreram ao redor do mundo.

Com isso em mente, o modelo implementado pelo Imperial College para realizar sua medição pega algumas variáveis como os dias de incubação do vírus (5,1 dias), a média de pessoas que se contagiaram por dia, as circunstâncias de controle que existiam quando se contagiaram e as taxas de mortalidade e de recuperação.

Também foi levado em as políticas que foram implementadas, como por exemplo: pessoas que foram colocadas em quarentena por apresentar sintomas, pessoas que foram isoladas porque tiveram contato com outra pessoa infectada, distância social das pessoas com mais de 70 anos de idade, distância social de toda a população e o fechamento de escolas e universidades.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Xi recebe secretário dos EUA e cobra aceitação de desenvolvimento chinês]

Xi citou os 45 anos de relações diplomáticas bilaterais, disse que enfrentaram "ventos e chuvas"

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!