Coronavírus pode afetar o crescimento global em 2020

Declaração foi dada pelo secretário de Tesouro Nacional, Mansueto Almeida

[Coronavírus pode afetar o crescimento global em 2020]

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta quinta-feira (27), que o coronavírus pode afetar o crescimento global em 2020 e o preço das commodities. Ele pontuou ainda que é preciso esperar para saber quais serão os efeitos no Brasil, mas reconheceu que o país pode ser afetado. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

“O que está todo mundo em dúvida é qual vai ser o impacto do coronavírus no crescimento mundial. Se a gente tiver uma queda muito forte na projeção de crescimento mundial, ele passa a ser um fenômeno mundial e afeta todo o mundo, e o Brasil também”, afirmou.

“O risco é tanto no preço de commodities como no crescimento menor do mundo. A gente tem que observar e estar preparado”, acrescentou.

O Ministério da Economia está monitorando o avanço do contágio e os seus possíveis impactos. A estimativa vai subsidiar as projeções de receita federais e também a necessidade de eventuais contingenciamentos.

Mansueto acredita que pode haver uma desorganização de cadeias produtivas dependentes de determinados insumos, com impacto na exportação de diferentes países. Mas ressalta que o efeito exato ainda é incerto.

“Tem informações muito discrepantes. Às vezes analistas falam que o mercado esta subestimando o efeito do coronavírus, outros [falam] que está superestimando. A gente tem que esperar e ver. Se isso impactar o crescimento [do Brasil], vai aparecer nos modelos [do Ministério]”, concluiu.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Deputado entrará com pedido de cassação na Câmara contra Glauber Braga ]

Parlamentar é acusado de agredir membro do MBL e tentar atacar Kim Kataguiri 

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!