Coronavírus tem impacto no preço dos produtos e não nas vendas, diz presidente da Petrobras
Castello Branco diz que situação tem duração temporária

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que o surto de infecções causadas pelo coronavírus, não afetou as vendas e as exportações de petróleo da estatal. De acordo com Castello Branco, apenas os preços dos produtos da Petrobras foram impactados. A declaração foi dada nesta sexta-feira (7), durante evento realizado na sede da B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo.
“É apenas um choque, tem duração temporária, nós estamos atentos. Por enquanto, apenas afetou os preços, não afetou nossas exportações, nossas vendas, tudo indo bem”, pontuou.
Ele ressaltou ainda que existem fábricas fechadas em 20 províncias da China, onde o surto do coronavírus teve início. Diante desse cenário, há menos indústrias consumindo petróleo e derivados, por esta razão o preço tende a cair.
“O coronavírus representa primeiro um choque de demanda, que acaba se transformando também em um choque de oferta. Existem fábricas fechadas em 20 províncias da China. O país é muito importante na indústria, representa 25% do PIB [Produto Interno Bruto] industrial do mundo e, certamente, terá efeitos sobre o comportamento da economia global”, destacou.