Corpo de Mãe Carmen do Gantois será sepultado neste sábado (27)
Ialorixá morreu aos 98 anos após cerca de duas semanas internada

Foto: Divulgação
O corpo de Mãe Carmen do Gantois será sepultado neste sábado (27), às 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O corpo da ialorixá chegou à sede do Terreiro do Gantois pouco antes das 11h de sexta-feira (26), onde são realizados os rituais tradicionais de despedida do Candomblé.
Mãe Carmen morreu na madrugada de sexta-feira, após cerca de duas semanas internada no Hospital Português, na capital baiana, onde tratava uma forte gripe. Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, uma das maiores referências do Candomblé no Brasil, ela tinha 98 anos.
•LEIA MAIS: Autoridades e artistas lamentam morte de Mãe Carmem, ialorixá do Terreiro do Gantois
Nascida em Salvador, Mãe Carmen foi iniciada ainda na infância e se tornou herdeira direta de uma das linhagens mais respeitadas da religião no país. A trajetória foi marcada pela preservação dos saberes e das tradições do Candomblé.
Em razão da morte da ialorixá, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), decretou luto oficial de três dias no estado. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26).


