Covid-19: Anvisa autoriza estudo clínico da vacina de Oxford
Objetivo é tornar o Brasil um dos braços da pesquisa global em fase 3

Foto: Reprodução
Foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a realização, no Brasil, do estudo clínico da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford contra a Covid-19. A imunização é considerada uma das mais promissoras entre as testadas no mundo. A anuência foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (2). As informações são do portal JOTA. (Confira matéria completa aqui)
Quem vai patrocinar a pesquisa é a biofarmacêutica AstraZeneca e será executada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como Organização Representativa para Pesquisa Clínica (ORPC).
O objetivo da pesquisa é tornar o Brasil um dos braços do estudo clínico global. Atualmente, ao longo da fase 1/2 e na fase 3, com início nesta semana, foram testados apenas voluntários no Reino Unido. Em uma pesquisa clínica, esta é a última etapa antes do pedido de registro necessário para a comercialização.
A biofarmacêutica tem a intenção de registrar a vacina na Anvisa, o que indica interesse no mercado brasileiro. A multinacional, que firmou parceria com Oxford no fim de abril para a produção da imunização, possui unidades administrativa e fabril no estado de São Paulo.
De acordo com informações disponibilizadas pela Universidade de Oxford, a vacina ChAdOx1 nCoV-19 usa um vetor viral contendo o material genético da proteína spike SARS-CoV-2. Após a vacinação, a proteína de pico de superfície é produzida e o sistema imunológico é estimulado a atacar o coronavírus se o corpo for infectado.