Covid-19: arteterapia ameniza isolamento de pacientes em hospital de Salvador
O Hospital Espanhol tem obtido resultados importantes com musicoterapia, desenho e pintura

Foto: Divulgação/Hospital Espanhol
O Hospital Espanhol, localizado em Salvador, informou que tem obtido resultados importantes na melhora de isolamento dos pacientes em tratamento da Covid-19, com o auxílio da arterapia.
Um desses casos foi o de Lucas dos Santos Nunes. O morador de Paripe que tem 30 anos ficou conhecido no hospital como "paciente desenhista". Lucas, que trabalha como vendedor de cachorro quente no bairro onde reside, é portador de diabetes e esteve internado no leito 314 da Enfermaria 3C do hospital, por uma semana, entre o fim do último mês de abril e os primeiros dias deste mês de maio.
De acordo com o Hospital Espanhol, o centro médico sempre priorizou ações de humanização para os seus pacientes em tratamento e isolamento obrigatório pelo protocolo médico desta pandemia. A principal ação realizada é a musicoterapia, mas o desenho e a pintura também são proporcionados com a utilização de lápis, papéis e cadernos para colorir individualizados para cada paciente, sempre higienizados e com a permanência deste material na unidade.
Segundo relatos da equipe do hospital, a dedicação de Lucas ao desenho, durante a sua internação, comoveu todo o grupo, que tentou auxiliar ainda mais o rapaz fornecendo lápis de tipos variados, apontador, borracha, além de muitos papéis.
“Eu nunca tive aula de desenho. Mas desde criança o lápis e o papel são meus companheiros. Eu pegava revistas e copiava as imagens. Fui crescendo e procurando me aperfeiçoar, de forma autodidata. Meus amigos gostam do que eu produzo e me incentivam a aprimorar. Acham que eu devo comercializar”, relatou Lucas.
A equipe de enfermagem da Enfermaria 3C relatou ainda que quis fazer uma surpresa para a Gerente Operacional do Hospital Espanhol, a enfermeira Claudiana Pereira, e passou uma foto dela para Lucas copiar e fazer o desenho. Após realizado, a entrega foi feita e gerou grande comoção.
Para finalizar, Lucas afirmou que: “Desenhar aqui no hospital, fez passar o tempo e me trouxe ânimo. Ver o trabalho crescendo, ganhando forma, inspira a continuar. E a motivação que recebo dos profissionais que estão cuidando de mim, fortalece minha autoestima. Só tenho a agradecer!”.


