Covid-19: Brasil registra 40.814 casos confirmados e 2.588 mortes.
Cidades brasileiras declaram colapso no sistema de saúde

Foto: Agência Brasil
De Acordo com o boletim divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde na manhã desta terça-feira (21), o Brasil registra 40.814 casos confirmados do novo coronavírus e 2.588 mortes. O último balanço divulgado nesta segunda-feira (20), apontava para 40.581 casos e 2.575 mortes no país. Segundo dados da Associação Brasileira Médica, em um mês, médicos registraram 3.181 denúncias sobre falta de equipamentos de proteção individual (EPI) no atendimento a pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. São Paulo, Rio e Porto Alegre são as cidades com mais registros de reclamações.
Também na segunda, o governo do estado de Manaus declarou que o sistema de saúde do Amazonas está entrando em colapso. As unidades de terapia intensiva (UTI) de Manaus chegaram ao limite de atendimento. Por falta de vagas e de profissionais, os hospitais já não conseguem atender todos os pacientes Já no Ceará, 100% das vagas de UTI estão ocupadas e o número de leitos também está perto do limite.
Em Pernambuco, de acordo com o secretário de Saúde do estado, André Longo, 99% dos leitos de UTI da rede pública dedicados aos pacientes infectados pelo novo coronavírus também estão ocupados.