• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid-19: cinco estados brasileiros estão com 80% dos leitos de UTI ocupados

Covid-19: cinco estados brasileiros estão com 80% dos leitos de UTI ocupados

Na Bahia, ocupação de leitos de UTI da rede publica está em 70%

Por Da Redação
Ás

Covid-19: cinco estados brasileiros estão com 80% dos leitos de UTI ocupados

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Ao menos cinco estados do Brasil estão com a ocupação maior de 80% nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19 da rede pública, de acordo com informações divulgadas pelas secretarias de saúde da última quinta-feira (3). São eles: Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Pernambuco. Em alguns locais do país, a ocupação dos leitos de UTI para outras doenças também é alta. No Rio de Janeiro, cerca de 86% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 estão ocupados no SUS (Sistema Único de Saúde), segundo a Secretaria estadual de Saúde do estado.

Há ainda 216 pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 aguardando transferência para a UTI. Os leitos de terapia intensiva destinados a pacientes sem coronavírus estão com ocupação de 80,22%. Ainda segundo a secretaria, a situação na capital carioca é ainda mais preocupante: a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 do SUS (que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais) é de 92%. 

Na Bahia, a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede pública é de 70%, mas os leitos de UTI destinados às demais doenças estão com lotação que beira os 100%. Segundo a Secretaria de Saúde, essa taxa é alta devido à grande velocidade de giro dos leitos. O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacou que o cenário atualmente é mais crítico do que o vivido nos meses de junho e julho. 

“Estamos vendo um aumento do número de notificações da Covid-19 e de internações. Precisamos continuar tomando todas as medidas de prevenção, como evitar aglomerações e o uso de máscaras. Enquanto governo, podemos garantir que situações excepcionais, como festas em locais públicos, sejam proibidas, mas é importante que todos colaborem”, afirmou Vilas-Boas.

Também há um crescimento no número de casos e internações de pacientes com Covid-19 na rede privada, de acordo com a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados). A entidade realizou um levantamento interno sobre a taxa de ocupação de leitos de UTIs, quartos e enfermarias, na semana de 20 a 27 de novembro. Entre 33 hospitais participantes de diversas regiões do Brasil, que contam com 77.788 leitos operacionais por dia, sendo 14% destinados exclusivamente àCovid-19, a taxa de ocupação por pacientes infectados foi de 74,7% no período pesquisado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário