Covid-19: cobertura vacinal está estagnada em metade dos países africanos
OMS aponta que atrasos estão associados ao difícil acesso às doses

Foto: Divulgação/OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (20) que a cobertura vacinal da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, estagnou em metade dos 54 países africanos. Entre julho e setembro, o número de doses administradas por mês diminuiu mais de 50%. Com isso, a meta global de proteção de 70% da população, estabelecida para o final do ano, somente poderá ser alcançada em abril de 2025.
Entre os fatores associados aos atrasos estão o difícil acesso às doses, uma situação que prejudicou os esforços de imunização ainda em 2021. O mecanismo Covax ajudou a resolver o desafio. No entanto, a eficácia caiu nos últimos meses. O número de pessoas vacinadas caiu de forma significativa, enquanto os custos operacionais por pessoa continuam aumentando. Segundo a OMS, a situação é atribuída a problemas no planejamento e preparação, especialmente nos níveis subnacionais.
A África registra o menor número de casos da Covid-19 desde o início da pandemia nas últimas 12 semanas. Em nenhum país da região a doença ressurge ou foi declarado alerta máximo. As mortes estão a uma taxa de 2,1%. No balanço, a OMS estima que 24% da população do continente tenha completado a etapa inicial do ciclo de vacinação, comparada à cobertura de 64% do global.