Covid-19: Comitê de Tóquio-2020 pode proibir público estrangeiro
Pesquisa mostra que japoneses são contra os Jogos

Foto: Reuters
Devido ao aumento de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o governo japonês planeja barrar a chegada de torcedores estrangeiros para os Jogos Olímpicos. Contudo, o governo continuará a considerar a presença de espectadores de dentro do Japão. A decisão final será tomada após conversas com o Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo a presidente recém-empossada do COI, Seiko Hashimoto, um posicionamento oficial sobre o tema será divulgado antes do dia 25 de março, quando se inicia o revezamento da tocha. A informação é do jornal de Mainchini.
“Não é sobre ser difícil ou não (a presença de estrangeiros), é se levaria a Jogos seguros para os cidadãos japoneses, pois esta é nossa prioridade. Espectadores estrangeiros e nacionais querem ver os Jogos, mas a segurança precisa ser mantida, ou a indefinição se torna um fardo no aspecto mental. Este é um ponto que realmente precisamos levar em consideração”, disse Hashimoto.
Nesta quarta-feira (3), uma pesquisa realizada pelo jornal Yomiuri mostrou que, se os Jogos acontecerem conforme o programado, 91% das pessoas no Japão desejam que a presença de público seja reduzida ou totalmente proibida. Realizado entre 18 de janeiro e 25 de fevereiro, o estudo revelou que 70% dos entrevistados declararam estar “interessados na Olimpíada”, mas 58% disseram que não querem a realização neste ano por conta de receios em relação à pandemia. Os 58% da oposição eram, no entanto, cerca de 20 pontos percentuais mais baixos do que as pesquisas de opinião anteriores.