Covid-19: consequências econômicas podem empurrar até 500 milhões de pessoas para a pobreza
O alerta é um estudo da Organização das Nações Unidas

Foto: Agência Brasil
Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado na quinta-feira (9), revelou que as consequências econômicas do coronavírus podem empurrar até 500 milhões de pessoas para a pobreza. A pesquisa ainda afirma que a crise causada pela Covid-19, o nível de pobreza em países em desenvolvimento poderia voltar a um patamar de 30 anos atrás.
Os pesquisadores usaram dados do Banco Mundial para medir os efeitos da redução dos gastos nas economias do mundo em três níveis de pobreza. O relatório ainda conclui que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de acabar com a pobreza até 2030 pode não ser alcançado por causa dos impactos do coronavírus.
"Nossas descobertas apontam para a importância de uma expansão substancial das redes de segurança social nos países em desenvolvimento o mais rápido possível e - de maneira mais ampla - uma atenção muito maior ao impacto da covid-19 nos países em desenvolvimento e ao que a comunidade internacional pode fazer para ajudar", afirmou Andy Sumner, do King's College London.
O coronavírus já infectou mais de um milhão e meio de pessoas, causando quase de cem morte em todo o mundo.