Covid-19: contrair o vírus duas ou mais vezes ao ano pode ser comum com a Ômicron

O cenário é traçado por especialistas que conduziram um estudo na África do Sul

[Covid-19: contrair o vírus duas ou mais vezes ao ano pode ser comum com a Ômicron]

FOTO: NIAID

Para pessoas que seguem expostas sem barreiras à variante ômicron e suas subvariantes, pode ser uma realidade concreta ter covid-19 uma, duas ou até três vezes ao ano. O cenário é traçado por especialistas que conduziram um estudo na África do Sul. 

Na África do Sul, pesquisadores da Universidade Stellenbosch analisaram quase 3 milhões de testes positivos de laboratório registrados até janeiro deste ano. Em artigo publicado na revista científica "Science", eles apontam que reinfecções eram eventos raros, quase nulos, nas ondas provocadas pelas variantes beta e delta. Entretanto, depois de 31 de outubro de 2021, com o aparecimento da ômicron, a pesquisa localizou indivíduos que tiveram até três casos de reinfecção.

Nas ondas pré-ômicron da pandemia, casos de reinfecção eram raros e investigados: estudo na "The Lancet" associava as ocorrências pontuais à queda da imunidade após seis meses da imunidade adquirida. No recente estudo africano, as reinfecções foram verificadas em intervalos menores: 90 dias (três meses).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[PL protocola pedido de cassação de Glauber Braga após confusão com militante do MBL]

O texto acusa o psolista de ter iniciado a briga de terça (16) e faz um relato do episódio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!