• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Covid-19 faz com que classes média e alta de SP valorizem o SUS, aponta pesquisa

Covid-19 faz com que classes média e alta de SP valorizem o SUS, aponta pesquisa

Levantamento foi feito entre os dias 17 e 26 de abril

Por Da Redação, Agências
Às

Covid-19 faz com que classes média e alta de SP valorizem o SUS, aponta pesquisa

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um levantamento feito pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência divulgado nesta terça-feira (5), aponta que que seis em cada dez pessoas pertencentes às classes média e alta de São Paulo capital passaram a valorizar mais o Sistema Único de Saúde (SUS) após a pandemia de covid-19.

Criado pela Constituição de 1988, sob os princípios do acesso universal e igualitário, o SUS é visto pela maioria (69%) desses habitantes como a estrutura que tem evitado que as consequências da crise sanitária sejam "muito piores".

Das 800 pessoas das classes A, B e C que responderam ao questionário online da organização, 62% declararam não ter plano de saúde privado. O formulário foi aplicado entre os dias 17 e 26 de abril, com pessoas de idade igual ou superior a 16 anos.

Ao todo, 40% julgam que o governo federal deve destinar mais verbas à rede pública de saúde. Este é um dos principais fatores considerados cruciais para a mitigação dos impactos da pandemia, juntamente com as medidas de isolamento total da população (37%), a concessão de renda básica emergencial (32%) e a aplicação de testes de diagnóstico de covid-19 (30%).

Resposta do poder público

Os entrevistados também avaliaram as medidas adotadas pelas autoridades públicas. Aproximadamente sete em cada dez entrevistados consideram adequadas as medidas adotadas pelo Ministro da Saúde (71%), pelo governador de São Paulo (68%) e pelo prefeito da capital paulista (68%). A pesquisa mostra também que uma parcela significativa não sabe opinar sobre as medidas adotadas pelos vereadores e deputados estaduais no combate à pandemia: 39% e 34%, respectivamente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário