Covid-19: janeiro teve a 4ª menor distribuição de testes durante a pandemia
No mês passado, a pasta entregou às secretarias de Saúde 884.352 exames para o diagnóstico da doença

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Em meio ao avanço da variante Ômicron da Covid-19, o Ministério da Saúde desacelerou a distribuição de testes para a doença. Janeiro teve o quarto menor volume desde o início da pandemia, segundo dados analisados pelo Metrópoles, conforme o material publicado pelo LocalizaSUS.
A cepa Ômicron foi identificada no Brasil pela primeira vez em 30 de novembro de 2021. No último mês, a pasta, sob comando de Marcelo Queiroga, enviou às secretarias de Saúde 884.352 testes para o diagnóstico da Covid-19. Esse é o menor número desde agosto de 2021, quando o órgão distribuiu 763.698 unidades.
O número foi registrado no mesmo mês em que o ministro prometeu entregar 14 milhões de testes em 15 dias. “Pedimos empenho dos municípios para fazer essa testagem e esses resultados serem enviados ao Ministério da Saúde”, disse, em 10 de janeiro.
O volume de testes distribuídos pelo governo federal passou de 5,7 milhões de unidades em novembro para 2,7 milhões em dezembro. A comunidade médico-científica ressalta que a testagem da população é uma das principais medidas para acompanhar o avanço das infecções pelo novo coronavírus e controlar o surgimento de novas variantes.