Covid-19: Ministério da saúde descarta vacina para toda população em 2021
Segundo a pasta, o público-alvo da vacina só será definido quando a eficácia for comprovada

Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde descartou a possibilidade de ter vacina contra a covid-19 para toda a população brasileira em 2021.
Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da pasta, Francieli Fontana, além da quantidade insuficiente, ela explicou que existem grupos que ainda não estão inclusos na fase de testes, como crianças e gestantes, o que impossibilitaria a imunização para essa população.
"Nós definimos objetivos (com grupos prioritários) para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira. Além disso, os estudos não preveeem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira", afirmou a pesquisadora.
Ainda de acordo com a pasta, o público-alvo da vacina só será definido quando houver uma vacina que comprove eficácia contra a doença.
O Ministério também afirmou que mesmo que toda população não seja vacina, a população brasileira não irá correr risco de novas contaminações.
"O fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estão imunizados e dessa forma não vão ter a possibilidade de se contaminar com a doença. É por esse motivo que não vacinamos toda a população, por exemplo, contra a influenza", disse o secretário-executivo da pasta, Antônio Élcio Franco Filho.