Covid-19: Ministério da Saúde lança plano nacional de testagem em seis cidades brasileiras

Medida servirá para monitorar os índices de contágio

[Covid-19: Ministério da Saúde lança plano nacional de testagem em seis cidades brasileiras]

FOTO: Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (17) o Plano Nacional de Testagem da Covid-19 em seis cidades brasileiras. De acordo com a pasta, os resultados do plano servirão para monitorar os índices de contágio, as variantes do novo coronavírus e, além disso, orientar sobre medidas de controle da circulação do vírus. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da cerimônia de lançamento do plano em Natal. O evento foi realizado de forma simultânea também em Porto Velho, Campo Grande, Macapá, Belo Horizonte e Foz do Iguaçu, no Paraná. Na ocasião, o ministro disse que quem fizer o teste e testar positivo terá que iniciar imediatamente o isolamento social. “Aquele que é negativo pode voltar às suas atividades normais e, assim, conciliaremos o binômio saúde e economia, para que nosso país volte a crescer”, disse Queiroga. 

A testagem será reforçada nas unidades básicas de saúde para pacientes com sintomas e em pontos de triagem em locais de grande circulação para pessoas assintomáticas. O teste de antígeno é feito com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe, fica pronto em 15 minutos e consegue diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos.

Em agosto, o ministério realizou o projeto piloto do plano em Brasília, com a testagem de 217 voluntários. O resultado foi que 94,9% dos testes tiveram negativo para Covid-19, e 5,1% daqueles cujo exame deu positivo receberam atestados médicos e foram encaminhados para o isolamento em casa. 

No total, o governo já distribuiu 4 milhões de testes rápidos de antígeno e, segundo o ministro, a meta é chegar a 60 milhões até o fim do ano.  Ainda no evento de lançamento, Marcelo Queiroga disse que a estratégia  do governo engloba ainda a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), lançada em maio, que envolve a testagem em 62.097 domicílios de 274 municípios, o equivalente a 211.129 pessoas. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Roberta Close muda o visual no Brasil antes de embarcar para Suíça! ]

Primeira transexual a posar nua para a "Playboy", Roberta Close vive há mais de 30 anos em Zurique, na Suíça, com o marido, o empresário Roland Granacher.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!