Covid-19: mutação da variante Ômicron se espalha na Europa e preocupa pesquisadores brasileiros

BA.2 já foi identificada em pelo menos quatros estados no Brasil

Por Da Redação
Às

Covid-19: mutação da variante Ômicron se espalha na Europa e preocupa pesquisadores brasileiros

Foto: Reprodução/Getty Images

Embora o cenário seja de queda do número de casos ativos do novo coronavírus no Brasil, países da Europa enfrentam uma nova alta de infecções e especialistas começam a se preocupar com a disseminação das mutações da variante Ômicron. Neste momento, os   pesquisadores brasileiros temem uma nova alta de casos no país nos próximos dias, em especial após diversas cidades acabarem com a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A informação é do portal Uol. 

Enquanto o Brasil está ampliando a flexibilização das medidas restritivas, Alemanha e Áustria registraram, na semana passada, número de casos recorde. No Reino Unido, já são duas semanas seguidas de alta de casos. A nova alta pode ser explicada, segundo especialistas, pelo avanço da BA.2, também chamada de subvariante furtiva. No Brasil, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a BA.2 já foi identificada em pelo menos quatros estados: São Paulo, Rio, Goiás e Santa Catarina.

Segundo a epidemiologista e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Ligia Kerr, cientistas já sabem que a BA.2 está se espalhando de forma mais rápida que a Ômicron. "Isso deve servir de alerta para o Brasil. Para mim, nós seremos a Europa amanhã", afirma.

A pesquisadora aponta, ainda, que a subvariante pode também causar uma doença mais grave, assim como a variante delta. "Ela escapa da imunidade das vacinas para a infecção, mas felizmente parece que temos proteção contra casos graves e óbitos", disse.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário