Covid-19: OMS alerta para crescente de casos por subvariantes da Omicron

Líder da Organização chama atenção para a desigualdade de cobertura vacinal no mundo e covid longa

[Covid-19: OMS alerta para crescente de casos por subvariantes da Omicron ]

FOTO: Bruno Concha / Secom Salvador

O diretor da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, chamou atenção sobre o aumento de casos de covid-19 em, pelo menos, 50 países, devido as subvariantes da Ômicron.

“O número crescente de casos destaca a volatilidade desse vírus. As subvariantes estão gerando um grande aumento nos casos. Mas, pelo menos, no momento, as hospitalizações e as mortes não estão aumentando tão rapidamente quanto nas ondas anteriores.”, disse Tedros, durante coletiva de imprensa nesta terça,10.

A subvariante BA.2 da Ômicron é a dominante em todo o mundo, mas as linhagens BA.4 é BA.5 impulsionaram a transmissão do vírus, principalmente na África do Sul, mas também já foram identificados em países europeus.

Tedros atribuiu a redução de mortes e hospitalizações aos efeitos da vacinação ampla e às ondas anteriores da pandemia, mas ressaltou que muitos países de baixa renda ainda enfrentam dificuldades para atingir a cobertura vacinal primária de 70%.

O líder da OMS reforçou que a pandemia não acabou, e que é importante intensificar esforços para garantir vacinas, tratamentos e testes para a população. Tedros Adhanom falou ainda sobre a covid longa e o quanto governantes precisam levar a sério e prestar atenção nos pacientes que sofrem com isso.


Comentários