Covid-19: pesquisa aponta que pessoas infectadas e vacinadas adquirem "super imunidade"

Combinação gera anticorpos mais abundantes e eficazes

Por Da Redação
Às

Covid-19: pesquisa aponta que pessoas infectadas e vacinadas adquirem "super imunidade"

Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa da Oregon Health & Science University (OHSU), publicada na revista Science Immunology na última terça-feira (25), afirma que pessoas vacinadas que se infectam pelo novo coronavírus adquirem "super imunidade", muito superior à proteção imunológica de quem apenas recebeu a vacina. 

O levantamento foi feito antes do surgimento da variante Ômicron, mas pesquisadores esperam que respostas imunes híbridas sejam semelhantes à nova cepa considerada altamente transmissível. "Não faz diferença se uma pessoa é infectada e depois vacinada ou se é vacinada e depois infectada. Nos dois casos, obterá resposta imunológica muito robusta, incrivelmente alta", assegurou Fikadu Tafesse, coautor do estudo e professor de microbiologia molecular e imunologia da OHSU, citado em comunicado da instituição.

A pesquisa envolveu 104 pessoas vacinadas contra a Covid-19 e divididas em três grupos: 42 vacinados sem infecção, 31 vacinados após infecção e 31 infectados depois da vacinação. Com os participantes do estudo controlados por idade, sexo e tempo de vacinação e infecção, os pesquisadores recolheram amostras de sangue de cada um, que foram expostas a três variantes do vírus SARS-CoV-2 vivo em ambiente de laboratório.

Os especialistas da OHSU concluíram que os dois grupos com "imunidade híbrida", infectados e vacinados, geraram maiores níveis de imunidade em comparação com o grupo vacinado sem infecção. "A expectativa, neste momento, é que muitas pessoas vacinadas acabem infectadas e, portanto, com uma forma de imunidade híbrida", afirmou Bill Messer professor de imunologia e doenças infecciosas da OHSU, também citado no comunicado.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário