Covid-19: Taxa de contágio no Brasil é a mais baixa desde abril, diz pesquisa

Números apontam para uma tendência de estabilização da pandemia no país

[Covid-19: Taxa de contágio no Brasil é a mais baixa desde abril, diz pesquisa]

FOTO: Reprodução

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pelo Imperial College de Londres, a taxa de contágio da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil é a mais baixa desde abril. De acordo com o levantamento, que foi atualizado na segunda-feira (14), o índice brasileiro é de 0,90.

Os números apontam para uma tendência de estabilização da pandemia no país. Atualmente, a taxa média de transmissão (Rt), também chamado de R0, indica que cada 100 pessoas contaminadas contagiam outras 90, que por sua vez passam a doença para 88 e assim por diante, freando o contágio. No início da pandemia, esse número era de 2,5.

Segundo especialistas, a taxa de contágio é uma das principais referências para acompanhar a evolução pandemia no Brasil. Porém, os especialistas reforçam que  é preciso acompanhar o Rt por um período prolongado de tempo para atestar a estabilidade, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do novo coronavírus, que chega a 14 dias. De acordo com a pesquisa, por ser uma média nacional, a estabilidade da taxa de contágio não significa que a doença esteja próxima de uma estabilização em todas as cidades e estados do país.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!