Covid-19: taxa de testes positivos aumentam no Brasil

Segundo Abrafarma, este é o maior índice dos últimos três meses

[Covid-19: taxa de testes positivos aumentam no Brasil]

FOTO: Agência saúde DF

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) identificou, em seu mais recente boletim, um aumento de testes positivos de Covid-19 no país. De acordo com os dados da associação, que compreendem o período entre 1º e 8 de maio, houve uma taxa de positividade de 19,86%. Este é o maior índice dos últimos três meses, desde a semana de 21 a 27 de fevereiro deste ano.

Foram 89.090 testes realizados no período, sendo 17.697 positivos e 71.697 que não identificaram o coronavírus. É a sexta semana consecutiva de aumento da taxa de positividade, a quarta em que foi observado crescimento na realização dos exames em farmácia, indicando a tendência de alta nos casos de Covid-19 no Brasil.

Na primeira semana de maio, as maiores taxas de positividade foram nos estados do Paraná (30%), Rio Grande do Sul (27%) e Santa Catarina (22%). São Paulo, que teve a maior quantidade de testes feitos no período (28.897), registrou 17%, a quarta maior do país.

A Abrafarma também avaliou a diferença percentual dos testes positivos em relação à semana anterior analisada. Neste último boletim, 17 dos 27 estados tiveram aumento na taxa de positividade, dois se mantiveram estáveis e apenas sete apresentaram queda neste índice (Tocantins, Sergipe, Piauí, Espírito Santo, Bahia, Amazonas e Alagoas).

Os casos de Covid-19 também levantaram um alerta na Fiocruz. Segundo o último boletim InfoGripe divulgado pela fundação, que realizou análises com base nos dados entre os dias 1º e 7 de maio, 17 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento nos casos de SRAG na tendência de longo prazo, causados principalmente pelo coronavírus.


Comentários