Covid-19: taxa de testes positivos aumentam no Brasil

Segundo Abrafarma, este é o maior índice dos últimos três meses

[Covid-19: taxa de testes positivos aumentam no Brasil]

FOTO: Agência saúde DF

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) identificou, em seu mais recente boletim, um aumento de testes positivos de Covid-19 no país. De acordo com os dados da associação, que compreendem o período entre 1º e 8 de maio, houve uma taxa de positividade de 19,86%. Este é o maior índice dos últimos três meses, desde a semana de 21 a 27 de fevereiro deste ano.

Foram 89.090 testes realizados no período, sendo 17.697 positivos e 71.697 que não identificaram o coronavírus. É a sexta semana consecutiva de aumento da taxa de positividade, a quarta em que foi observado crescimento na realização dos exames em farmácia, indicando a tendência de alta nos casos de Covid-19 no Brasil.

Na primeira semana de maio, as maiores taxas de positividade foram nos estados do Paraná (30%), Rio Grande do Sul (27%) e Santa Catarina (22%). São Paulo, que teve a maior quantidade de testes feitos no período (28.897), registrou 17%, a quarta maior do país.

A Abrafarma também avaliou a diferença percentual dos testes positivos em relação à semana anterior analisada. Neste último boletim, 17 dos 27 estados tiveram aumento na taxa de positividade, dois se mantiveram estáveis e apenas sete apresentaram queda neste índice (Tocantins, Sergipe, Piauí, Espírito Santo, Bahia, Amazonas e Alagoas).

Os casos de Covid-19 também levantaram um alerta na Fiocruz. Segundo o último boletim InfoGripe divulgado pela fundação, que realizou análises com base nos dados entre os dias 1º e 7 de maio, 17 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento nos casos de SRAG na tendência de longo prazo, causados principalmente pelo coronavírus.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!