Covid-19: Wizard defende 'critério mais apurado' para divulgação de mortos no Brasil

Ministério da Saúde vai recontar o número de mortos no país

[Covid-19: Wizard defende 'critério mais apurado' para divulgação de mortos no Brasil]

FOTO: Miguel Schincariol / AFP via Getty Images

De acordo com o conselheiro do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, os dados atuais que apontam o número de mortos pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil são “fantasiosos ou manipulados”. Com isso, a pasta vai recontar o número de mortos no país.  Em entrevista à CNN Brasil neste sábado (6), Wizard disse que gestores públicos brasileiros inflacionam os números de mortos pela Covid-19 e, por isso, é necessário mais rigor para a apuração dos óbitos pela doença.

“Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como Covid-19. Estamos revendo esses óbitos”,  afirmou o conselheiro.

Na sexta-feira (5), o governo Bolsonaro suprimiu o número total de mortos e contaminados pela doença, informações que eram divulgadas pelo Ministério da Saúde desde início da pandemia. O governo também retirou do ar o site que continha esses dados. De acordo com Wizard, a pasta tem convicção que o número de mortos no Brasil seria menor que o divulgado até agora.

Em entrevista à coluna do O Globo, o futuro secretário disse que participou da decisão de rever o levantamento e que um balanço atualizado deve ser publicado dentro de um mês. As informações divulgadas diariamente pelo Ministério da Saúde são resultados das somas de casos e mortes contabilizados pelas secretarias de saúde de cada estado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!