Covid: danos na pele e nos rins são possíveis efeitos das vacinas da Pfizer e Moderna, diz agência
Dados foram apresentados pela Agência Europeia de Medicamento

Foto: Reprodução/Getty Images
O ritmo da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo tem acelerado, mas as particularidades do novo coronavírus e os efeitos das vacinas criadas para combater ainda são estudadas. De acordo com dados da Agência Europeia de Medicamento (EMA, na sigla em inglês), surgiram três novos possíveis efeitos das vacinas Pfizer e Moderna: eritema multiforme, glomerulonefrite e síndrome nefrótica.
A EMA apresentou dados sobre estes possíveis efeitos que se unem aos que normalmente já são sentidas pela maioria da população, tais como cansaço, dores no local da injeção, dores de cabeça, calafrios ou febre.
O eritema multiforme é causado por uma reação de hipersensibilidade alérgica e caracterizado pela presença de caroços avermelhados e salientes na pele, que se encontram geralmente distribuídos simetricamente por todo o corpo.
A glomerulonefrite é um distúrbio de glomérulos que danifica o sistema renal. Trata-se de aglomerações de vasos sanguíneos microscópicos nos rins com pequenos poros através dos quais o sangue é filtrado, sendo caracterizada pelo inchaço do tecido do organismo (edema), hipertensão arterial e aparecimento de sangue na urina.
A síndrome nefrótica por vez, também atinge os rins e é um distúrbio que pela quantidade excessiva de proteína são expelidas através da urina. Com isso, o cidadão concentra líquido no corpo e altos níveis de gorduras no sangue.


