Covid: Ministério da Saúde deve liberar quarta dose para maiores de 18 anos

De acordo com a pasta, Imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca devem ser aplicados nesta etapa

[Covid: Ministério da Saúde deve liberar quarta dose para maiores de 18 anos]

FOTO: José Cruz/Agência Brasil

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 deve ser liberada pelo Ministério da Saúde para a toda população adulta (aa partir de 18 anos) em 2022. A pasta ainda avalia e todas as faixas etárias serão contempladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se parte do grupo terá que se imunizar em clínicas particulares.

De acordo com a pasta, Imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca devem ser aplicados nesta etapa. O intervalo será de quatro meses contados a partir da terceira dose.

O ministério da Saúde já aprovou a aplicação da quarta dose em pessoas a partir de 50 anos, deve baixar a faixa etária em pelo menos uma década. A previsão é de que esse anúncio oficial seja feito nesta semana, junto à publicação de uma nota técnica.

O movimento vem num cenário em que a vacinação contra a Covid-19 estagnou no Brasil em todas as faixas etárias, sobretudo a de crianças de 5 a 11 anos. Etapas de imunização como reforço e quarta dose também estão com taxa cobertura aquém do necessária.

A quarta dose se estende a profissionais de saúde e imunossuprimidos, isto é, pessoas com câncer, HIV/Aids ou transplantadas, incluindo adolescentes. Como antecipou O GLOBO, técnicos da pasta também avaliam uma terceira dose para crianças de 5 a 11 anos.

A pasta ainda informou, que as datas de vacinação podem variar em cada localidade considerando as faixas etárias. Estados e municípios têm autonomia para definir o calendário de vacinação sem seguir as normas definidas pela pasta.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!