Cowboy Core: o retorno da estética Country na moda e na música; assista

Tendência cresceu nos últimos anos e é uma grande aposta para 2024

[Cowboy Core: o retorno da estética Country na moda e na música; assista ]

FOTO: Reprodução

O Cowboy Core é uma tendência de moda que retoma o estilo velho oeste norte americano e que promete marcar 2024. A estética mescla peças icônicas do estilo country clássico com elementos mais glamourosos e contemporâneos. 

O estilo vem marcando presença nas passarelas com coleções de grandes grifes como Dior, Coach e Longchamp. Nos últimos anos, houve um movimento de saída dos desfiles para ocupar espaço na mídia e nas ruas. 

A Business of Fashion, uma das maiores plataformas de moda da atualidade, informou que em 2023 “os varejistas nos EUA e no Reino Unido introduziram 240 por cento mais novos estilos de botas de cowboy e camisas jeans do que no mesmo período do ano passado”. 

Para consolidar a estética de vez, na Semana de Moda Masculina de Paris, em 16 de janeiro deste ano, Pharrell Williams transformou a passarela da Louis Vuitton em uma verdadeira vitrine do Cowboy Core. O designer surgiu de chapéu, jeans, fivela e botas para os cumprimentos ao final da apresentação.

Reprodução. Pharrell Williams ao final do desfile da Louis Vuitton na Semana de Moda Masculina de Paris

A inspiração para a criação de Pharrell Williams se deve, principalmente, à maneira como o estilista interpretou o imaginário do Oeste americano. Além da ambientação do próprio desfile, que mostrava um canyon, Williams se baseou na necessidade dos antigos cowboys de viajarem pelo território americano para compor roupas que refletem a atividade na estrada. As peças receberam muita atenção aos detalhes, que se apresentam na coleção através de muitos relevos e bordados. 

Na passarela, Williams falou sobre sua inspiração. “Eu sinto que quando vemos os cowboys retratados, vemos apenas algumas poucas versões. Nunca conseguimos ver como alguns deles realmente se pareciam se pareciam comigo. Eles eram negros, eram nativos americanos”, afirmou.  

Histórico 

Mas a estética já tem um histórico antigo. A cantora Dolly Parton foi pioneira na estética cowboy cheia de glamour em meados dos anos 1970. Os looks eram repletos de pedrarias, lantejoulas e muito strass. 


Reprodução. Cantora Dolly Parton e suas produções ao longo das décadas 

 

As produções brilhosas e glamourosas se tornaram a marca da carreira da artista. As peças que tinham tudo para serem meramente expressões da estética cowboy, ganham outros significados quando caem nas mãos da cantora e de seu diretor criativo e designer de roupas, Steve Summers, com pedras e estampas florais que compõem a aparência intencionalmente impactante de Parton. 

Cowboy Carter: Nova era da Queen B 

Lançado na última sexta-feira (29), o álbum ‘Cowboy Carter’ conta com 27 músicas, colaborações de peso e marca uma nova era na carreira da Queen B. A aproximação da cantora com o gênero busca afastar o country da imagem branca e conservadora que se tornou comum ao meio e revisitar suas raízes. 

“Um mergulho mais profundo na história da música country e… em nosso rico musical arquivo”, afirmou Beyoncé sobre o processo criativo do álbum. Nascida em Houston, a cantora já visitou o estilo anteriormente, como em 2016, com a música  “Daddy Lessons”.

Reprodução. Capa do álbum 'Cowboy Carter' 

Desde que a fase ‘Renaissance’ terminou, a artista tem investido em produções country, tornando-se uma grande responsável pelo retorno da estética não só na música, como também na moda. 

Vale lembrar que a Bey utiliza estilos bem determinados para demarcar novas eras. Na ‘Renaissance’, por exemplo, os looks tinham um apelo futurista e referências diretas ao ballroom e à era disco.

Reprodução. Beyoncé em apresentação da Renaissance Tour 

Ana Castela: A boiadeira 

 

A cantora sertaneja Ana Castela se lançou no cenário musical nacional com a estética Cowboy Core, esta que dá a ela o apelido de "Boiadeira". 

Nos últimos anos, a artista tem se tornado um destaque do sertanejo brasileiro, não só pelas músicas, mas também pelas produções carregadas de elementos country com glamour - sertanejo glam. 

Reprodução. Cantora Ana Castela 

Se interessou pelo Cowboy Core? Há muitas maneiras de mergulhar nessa. Com o São João chegando, a promessa é de muitos looks inspirados na estética, mas tudo indica que as produções não devem ficar restritas a essa época do ano.  

A maneira mais óbvia de entrar para essa tendência é comprar um par de botas ou um chapéu de cowboy. Mas dá sim para ser mais sútil e optar por um maior uso de jeans, peças de couro vintage, cintos e franjas. A dica é não exagerar e se manter fiel ao seu estilo pessoal!
 

Assista mais sobre o assunto: 

 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!