CPI: Aziz evita Renan e diz que não quer 'lavar roupa suja'

Senadores têm se estranhado após vazamento de relatório

[CPI: Aziz evita Renan e diz que não quer 'lavar roupa suja']

FOTO: Divulgação

Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) estão em pé de guerra. Os dois são os principais senadores do chamado "G7", grupo dos sete integrantes que dita os rumos da CPI da Covid.

Por causa das desavenças, uma reunião semanal tradicional, que o grupo faz às segundas-feiras para discutir como atividades da comissão, não aconteceu. 

"Vamos esperar um pouco. Ter uma reunião não seria bom. Está todo mundo de cabeça quente, não seria bom. Não é o momento de lavar roupa suja, é o momento de esperar o relatório, ler, equilibrar ea gente ver o que tem que colocar a mais no relatório ", disse Aziz ao Estadão .

O atrito começou após o relatório final de Renan Calheiros ser divulgado. Calheiros quer indiciar o presidente Jair Bolsonaro por homicídio qualificado. Também há divergências entre integrantes do grupo majoritário sobre a acusação de "genocídio indígena" na pandemia, crime que pode levar o governo a ser julgado em tribunais internacionais. 

Integrantes da CPI viram na divulgação do relatório uma forma de “jogar para a plateia” e forçar que os pontos defendidos por Renan não sejam retirados.

De acordo com Aziz, isso é uma maneira de evitar críticas caso trechos sejam mudados. Aziz quer evitar, por exemplo, que senadores sejam acusados ??de ceder à pressões do governo caso partes do relatório sejam mudadas. De acordo com o presidente da CPI, qualquer mudança agora deve ser feita somente durante a votação.

O senador do PSD acusou o relator de vazar para parecer e reclamou que os próprios integrantes da CPI não tiveram acesso. "Nós estamos aqui lutando para fazer um relatório bom. Agora, o cara também não pode fazer isso com a gente. Fica ruim para todos nós", disse.

O relatório final da CPI da Covid afirma que o governo do presidente Jair Bolsonaro agiu de forma dolosa, ou seja, intencional, na condução da pandemia, tornando-se responsável pelas vidas perdidas ao longo dos últimos meses. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vídeo:

Deputada também explica apoio de Lula ao pré-candidato durante o período eleitoral

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!