/

Home

/

Notícias

/

Política

/

CPI Covid: Renan Calheiros diz que comissão vai recorrer da decisão do STF a favor de motoboy

Notícias
Política

CPI Covid: Renan Calheiros diz que comissão vai recorrer da decisão do STF a favor de motoboy

Relator diz que depoimento de Ivanildo Gonçalves é muito importante

Por Da Redação
CPI Covid: Renan Calheiros diz que comissão vai recorrer da decisão do STF a favor de motoboy
Foto: Agência Senado

O relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta terça-feira (31), em conversa com a imprensa, que é a comissão vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, que garantiu ao motoboy Ivanildo Gonçalves o direito de não comparecer ao depoimento marcado para esta terça-feira (31). 

“Seria muito importante que o Supremo pautasse para o plenário apreciar o nosso recurso porque esse depoimento é muito importante, principalmente do ponto de vista da investigação. Esse motoboy sacou mais de R$ 6 milhões e, segundo informações, ele sacava e levava o dinheiro na casa dos beneficiados.  Isso significa que essa gente está vivendo o desespero de ver essas revelações acontecerem pela CPI”, afirmou Renan Calheiros. 

Sobre a liminar do STF, Calheiros critica a parte do documento que afirma que “não há pertinência temática” em relação ao saque executado pelo motoboy que, segundo a defesa do investigado, aconteceu antes da pandemia. “Como não há pertinência temática com o dinheiro da saúde? Isso é mais uma falcatrua no Ministério da Saúde praticada pelas mesmas pessoas que fizeram a festa na pandemia enquanto o povo brasileiro morria”, afirmou. 

A cúpula da CPI decidiu marcar para hoje (31) o depoimento da diretora-executiva da VTCLog, Andréia Lima. A medida foi tomada na noite da segunda-feira (30), durante reunião na casa do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), da qual também participaram o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e o relator do colegiado. A convocação de Andréia Lima já havia sido aprovada pela comissão em 7 de julho. Entretanto, a data de comparecimento ainda estava indefinida. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues disse, durante a reunião, que se a executiva não comparecer, a CPI poderá acionar a Polícia Legislativa para localizá-la a fim de que o colegiado possa ouvi-la.

A VTCLog é uma empresa selecionada pelo Ministério da Saúde para cuidar da armazenagem e distribuição de medicamentos. De acordo com Calheiros, a CPI vê indícios de irregularidades na contratação da empresa pela pasta. Uma das suspeitas é um contrato em que o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias tenha aceitado pagar 18 vezes o valor que havia sido recomendado pelos técnicos da pasta. O Tribunal de Contas da União (TCU) também analisa a negociação.

Para Calheiros, a VTCLog pode ser uma peça em suposto esquema de corrupção e pagamento de propina a agentes públicos e políticos. "Infelizmente, não vamos poder ouvir o motoboy que teria sacado R$ 5 milhões e entregado esse dinheiro diretamente na residência dos beneficiários. Esse depoimento, do ponto de vista da roubalheira, da corrupção, é muito importante, mas não vamos desistir dele", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102