CPI Covid: Wajngarten diz que compra de vacinas da Pfizer deveria ter sido agilizada

Em depoimento aos senadores, o Wajngarten afirmou que a empresa mandou uma carta ao governo em setembro para tratar do tema, e que ficou sem resposta

Por Da Redação
Às

CPI Covid: Wajngarten diz que compra de vacinas da Pfizer deveria ter sido agilizada

Foto: Agência Brasil

O ex-secretário Especial de Comunicação do governo federal, Fabio Wajngarten, afirmou nesta quarta-feira (12), durante seu depoimento na CPI da Covid, que os entes políticos envolvidos em tomadas de decisão para o combate à covid-19 deveriam ter criado uma "atmosfera" para que o contrato de aquisição das vacinas da Pfizer fosse fechado rapidamente no ano passado. 

Em depoimento aos senadores, o Wajngarten afirmou que a empresa mandou uma carta ao governo em setembro para tratar do tema, e que ficou sem resposta. O laboratório afirma que já tinha oferecido em agosto 70 milhões de doses, que seriam entregues em pequenas quantidades a partir de dezembro de 2020. Como a negociação foi adiada, a aquisição ocorreu apenas em março deste ano, e as vacinas começaram a chegar no final de abril.

Ao se referir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), autor de um projeto que dá segurança jurídica aos laboratórios em caso de atraso na entrega ou de eventuais efeitos colaterais do imunizante, o ex-secretário disse que "havia uma decisão difícil de ser tomada. Razão pela qual os entes políticos deveriam ter criado de forma mais rápida uma atmosfera que possibilitasse a assinatura do contrato, como foi feito depois pelo presidente Pacheco". 

A existência de cláusulas consideradas inicialmente abusivas pelo governo é a justificativa apontada pela gestão Jair Bolsonaro para não ter concretizado a compra de vacinas da Pfizer em meados do ano passado. Entre elas está a isenção de responsabilidade do laboratório por possíveis efeitos adversos. 

Wajngarten foi chamado à CPI após críticas à condução do tema por parte do Ministério da Saúde em entrevista à revista Veja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário