CPI da Covid-19: Nise nega existência de gabinete paralelo

O gabinete paralelo, é um suposto grupo que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro sobre ações para lidar com a pandemia

Por Da Redação
Às

CPI da Covid-19: Nise nega existência de gabinete paralelo

Foto: Reprodução / Agência Senado

A médica Nise Yamaguchi, negou nesta terça-feira (1) que participe ou conheça a existência de um gabinete paralelo dentro do governo sobre a Covid-19.

O gabinete paralelo, como vem sendo chamado pela cúpula da CPI, é um suposto grupo que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro sobre ações para lidar com a pandemia. Esse grupo teria funcionado paralelamente ao Ministério da Saúde. A médica Nise Yamaguchi é apontada como uma das integrantes. 

"Sou uma colaboradora eventual e que participo, junto com ministros da Saúde, participo como médica, cientista, chamada para opinar em comissões técnicas em reuniões governamentais, reuniões específicas", disse.

Diante das reiteradas perguntas do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre o gabinete paralelo, Nise disse que não sabia aonde o senador "deseja chegar".

"Eu não entendo aonde o senhor deseja chegar, porque na realidade eu só participo como consultora individual", afirmou a médica.

Questionada  sobre quantas reuniões teve com o presidente Jair Bolsonaro, Nise respondeu que foram "umas quatro, cinco vezes". Em nenhuma dessas ocasiões, segundo ela, esteve sozinha com Bolsonaro.

"E tivemos uma primeira reunião em relação a essa questão em que eu deixava claro que vinha contribuir como voluntária. Um comitê de crise institucional", afirmou.

"Era uma coordenação interministerial regulamentada e presidida pelo general Braga Netto [então ministro da Casa Civil], onde participei com o ministro da Saúde e o presidente da Anvisa", continuou Nise. "Fui colaboradora eventual. Fui convidada", concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário