• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • CPI da Covid convoca empresário que alega ter recebido pedido de propina da Saúde por vacina

CPI da Covid convoca empresário que alega ter recebido pedido de propina da Saúde por vacina

Negociação teria sido feita em fevereiro deste ano

Por Da Redação
Às

CPI da Covid convoca empresário que alega ter recebido pedido de propina da Saúde por vacina

Foto: Reprodução/Tribuna NF

A CPI da Covid no Senado aprovou a convocação do empresário Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que alega ser o representar a Davati Medical Supply, do ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva da pasta, Roberto Ferreira Dias, e de Cristiano Alberto Carvalho, que se apresenta como procurador da empresa. Roberto também teve seu sigilo bancário, telefônico, fiscal e telemático quebrado. 

Eles estão relacionados com as suspeitas envolvendo o pedido de propina no Ministério da Saúde na negociação de vacinas com a empresa sediada nos Estados Unidos. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), Luiz Paulo será ouvido nesta sexta-feira (2), e Roberto Ferreira Dias na quarta da semana que vem (7).

Em entrevista a Folha de São Paulo, Luiz Paulo afirmou ter recebido o pedido de "acrescentar" US$ 1 por dose por fora para o ministério como condição para o negócio. A proposta teria partido de Roberto, que teve sua exoneração do cargo de diretor publicada na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial da União (DOU).

Como seriam 200 milhões de doses, a propina chegaria a 200 milhões de dólares, ou seja, cerca de R$ 1 bilhão. A Davati, que possui vacinas da AstraZeneca/Oxford, confirmou ter oferecido doses do imunizante contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde. Disse também que a negociação foi feita por um intermediário no Brasil, mas negaram que Luiz Paulo seja o suposto representante.

O pedido de propina teria ocorrido em um restaurante em Brasília (DF) em 25 de fevereiro deste ano. Assim, também foram aprovados os requerimentos para que o restaurante e o shopping onde ele fica repassem as imagens das câmeras de segurança. Para completar, os senadores também aprovaram os requerimentos de informação à Davati e ao Ministério da Saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário