CPI do INSS convoca e quebra sigilo de deputado estadual do Maranhão

Edson Araújo (PSB) é investigado por suspeita de participação em fraudes no seguro-defeso e terá que prestar depoimento à comissão

Por Da Redação
Às

Atualizado
CPI do INSS convoca e quebra sigilo de deputado estadual do Maranhão

Foto: Reprodução/ALEMA

A CPI mista do INSS aprovou nesta quinta-feira (13) a quebra dos sigilos fiscal e bancário do deputado estadual do Maranhão Edson Araújo (PSB). O parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal no mesmo dia e é acusado de ameaçar o vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA).

O colegiado também decidiu convocar Araújo para depor, mas ainda não definiu a data do interrogatório.

Edson Araújo é um dos vice-presidentes da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), entidade investigada por descontos fraudulentos em benefícios previdenciários. Ele também é presidente licenciado da Federação das Colônias de Pescadores do Estado do Maranhão (Fecopema), que mantém acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para intermediar solicitações do seguro-defeso benefício pago a pescadores artesanais durante o período de reprodução dos peixes.

O programa tem valor equivalente a um salário mínimo e, em 2024, beneficiou cerca de 1,25 milhão de pessoas, com orçamento de R$ 5,8 bilhões.

O deputado entrou na mira da CPI após Duarte Jr. denunciar ter sido ameaçado por ele por mensagem de texto, um dia após a oitiva do presidente da CBPA, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz. Na ocasião, Duarte questionou a relação entre Edson Araújo e a CBPA, afirmando que o deputado teria recebido quase R$ 5 milhões por meio das entidades.

Segundo o relato, Araújo enviou mensagens chamando Duarte de “palhaço” e “irresponsável”, e, ao ser questionado se estaria fazendo uma ameaça, respondeu: “Tô, por quê? Você vai ter que provar tudo que falou ou vai se arrepender”.

Durante as buscas da Polícia Federal, um cofre com dinheiro foi encontrado na casa do deputado, segundo informações do vice-presidente da CPI. A defesa de Edson Araújo ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário