Crateras lunares sugerem que Terra foi 'bombardeada' há 800 milhões de anos

Análise foi feita por cientistas de uma universidade no Japão

[Crateras lunares sugerem que Terra foi 'bombardeada' há 800 milhões de anos]

FOTO: Reprodução

Um total de 59 imagens de crateras lunares foram analisadas pelos cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, para determinar as idades e descobriram que o que poderia ter dado origem a uma era do gelo na Terra foram os bombardeamentos de asteroides, ocorridos há cerca de 800 milhões de anos. A conclusão foi dada porque oito crateras teriam sido formadas nesse período, e evidenciou que o planeta não saiu ileso. 

De acordo com o líder do estudo, Kentaro Terada, é difícil descobrir fatos do tipo por aqui, já que a erosão e os efeitos da vida tendem a camuflar pistas importantes. Entretanto, segundo ele, não existe esse "problema" na Lua, o que a torna testemunha vital dos acontecimentos do Sistema Solar.

Todos os objetos que chegam perto do satélite são potencialmente perigosos para nós, e, quando se pensa que cerca de 2 quatrilhões de quilos de rocha espacial podem tê-lo alvejado, é difícil que a Terra não tenha sido afetada. Os cálculos foram baseados no tamanho das "cicatrizes" presentes na superfície do local – das quais Copernicus, com 93 quilômetros de diâmetro e 3,8 quilômetros de profundidade, faz parte.

Há registros de que houve um período extremamente gelado no planeta Terra, o Criogeniano, mas a ligação com o bombardeio é desconhecida. "Parece que tudo aconteceu ao mesmo tempo, então quero comparar a informações com dados geológicos. Esse não é o fim da história, apenas o parágrafo inicial", destaca Bill Bottke, geológico do Instituto de Pesquisa Southwest.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das mães: como harmonizar vinhos para almoço, brunch ou jantar de celebração?   ]

Sommelière da Wine reúne sugestões de eventos para comemorar a ocasião e dá dicas de harmonização

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!